quinta-feira, 5 de maio de 2016

Leitura Imperdível: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, Vol. 1

Imagem: WMF Martins Editora

Título: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Vol. 1
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Edição: 1ª Edição - 2002
Páginas: 556
Acabamento: BROCHURA


" O mundo mudou" Toda vez que assisto ao filme e ouço essa parte me arrepiou todo. 
Sempre fui muito fã dos filmes O Senhor dos Anéis. A primeira vez que assisti foi por volta do ano 2002/2003 por aí. Foi na casa de um amigo, no videocassete.

Todo o grupo de RPG estava lá ansiosos para ver aquela maravilha que retratava tão bem nossas aventuras de RPG. E lembro como se fosse hoje, aquelas cenas me fizeram viajar no mundo da fantasia de Tolkien.

O livro tem muito mais detalhes do que no filme. Mais personagens, alguns acontecimentos são diferentes e a há situações que não ocorrem no filme.

Resumo:

A história começa, ou continua já que é uma continuação de O Hobbit, com os preparativos da grande festa de despedida do hobbit Bilbo Bolseiro. Após um breve discurso o velho hobbit simplesmente desaparece.

A partir daí a aventura começa. Gandalf descobre que o truque feito para sumir da vista de todos os convidados, usado por Bilbo, é na verdade o Um Anel que estivera desaparecido, mas estava com Bilbo, e que agora pertenceria a Frodo, o seu herdeiro. Porém não foi somente Gandalf que teve notícias do Poderoso Anel. O seu antigo dono também sabia e o queria de volta.

Frodo, Sam, Pippin, Merry e Passolargo partem apressadamente para Valfenda, onde teriam os sábios conselhos do meio elfo e senhor daquela região, Elrond. Os quatro hobbits junto de Passolargo correm muito perigo e encontram grandes amigos (Tom Bombadil!?) até chegarem à Valfenda. Lá, Elrond reúne o Conselho para debaterem o que seria feito com o Um Anel. E assim surgiu A Sociedade do Anel.

A decisão foi tomada. O Um Anel deveria ser destruído no mesmo lugar onde fora criado, no fogo da Montanha da Perdição nas terras do inimigo, Mordor, mas quem correria tamanho perigo? O pobre Frodo se dispõe a levá-lo, porém uma comitiva o acompanhará nesta terrível jornada.

A Sociedade do Anel era formada pelos quatro hobbits Frodo, Sam, Pippin e Merry. Também fazia parte da comitiva: Aragorn (passolargo), Boromir, Legolas, Gimli e Gandalf, o cinzento. A demanda para destruir o Anel levará a comitiva a lugares incríveis como Valfenda, lar de Elrond, o meio elfo, até profundezas de Moria, antigo Reino dos anões e Lothlórien, lar do senhor  Celeborn e da senhora elfica Galadriel.

 A narrativa de Tolkien é simplesmente fantástica. Suas descrições transportam o leitor para a Terra-Média onde, junto da comitiva, o leitor acompanhará as aventuras e os perigos vivenciados pela sociedade do anel.

 A forma, bem peculiar, como o autor narra as florestas, montanhas e personagens ajuda o leitor à visualizar mentalmente as cenas e isso é bom,pois em momento algum o leitor fica perdido tentando entender o que se passa na cena.

É uma leitura fácil e agradável, pois eu não conseguia parar de ler um capítulo após o outro.  As histórias do passado são apresentadas de maneira que nos faz querer saber querer saber mais e mais, assim o autor consegue mostrar a grandiosidade dos vários povos da Terra Média.

É a primeira vez que leio um livro do Tolkien. Antes minhas únicas referências da Terra Média eram os filmes, e gostei muito. Isso me fez querer conhecer mais sobre a obra de Tolkien e digo: se o filme é bom, o livro é fantástico, grandioso e espetacular.

Uma obra obrigatória para os amantes da leitura. Recomendo a leitura, e para aqueles que nunca leram O senhor dos anéis: A Sociedade do Anel. Digo uma coisa, não sabem o que estão perdendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...