O que é RPG?

Você sabe o que é RPG?

Não? Então vou logo avisando que o RPG de que falo não tem nada a ver com Reeducação de Postura Global, e muito menos com aquela bazuca. A sigla RPG significa Role Playing Game (jogo de interpretação de personagens/papéis). É uma mistura de jogo de tabuleiro com teatro.

O primeiro RPG do mundo chama-se Dungeons&Dragons e foi criado nos Estados Unidos por Gary Gigax no ano de 1974. Até hoje o Dunsgeons&Dragons é um dos RPGs mais jogados do mundo.

Em média são necessários de 3 a 6 jogadores para o jogo fluir bem, mas é possível jogar com grupos de dois ou mais de seis integrantes, onde um desses jogadores será o Mestre/Narrador.

O mestre é aquele que cria a aventura, descreve os acontecimentos, cria os PdMs (Personagens do Mestre) que vão interagir com os personagens dos jogadores, entre outras coisas. Já os jogadores criam cada um o seu personagem e falam o que seu personagem falaria e também descrevem as ações de seu personagem.

Resumindo, cada jogador fala o que seu personagem vai fazer e o mestre descreve o que acontece e todos constroem uma história juntos. Os jogadores têm total liberdade para fazer o que quiserem, mas como tudo na vida, há consequências.

O que é preciso para começar a jogar? Bom, é necessário que se tenha o livro de regras, que é a base para os jogadores criarem seus personagens e para que o Mestre conheça as regras, crie PdMs que são os coadjuvantes e etc.

Também é preciso reunir um grupo. Chame os amigos, parentes ou até mesmo pessoas que não conheça – isso é uma ótima maneira de criar novos amigos – e comece a narrar para eles. Não se preocupe se você vai se sair bem ou não, pois o que o tornará um bom mestre e jogador será o tempo.

Outra coisa interessante de se ter é um conjunto de dados, os quais serão utilizados para determinar se um golpe acerta ou não, se uma ação foi bem ou mal sucedida, além de outras coisas. O uso dos dados varia de acordo com o sistema de jogo (conjunto de regras) que se está jogando.
Conjunto de dados para RPG

Por exemplo, o primeiro RPG criado e que é um dos jogos mais jogados do mundo, o D&D, onde é essencial, mas não obrigatório, ter um dado de 4 faces, um de 6 faces, um de 8 faces, um de 10 faces, um de 12 faces e um de 20 faces. Mas há jogos/sistemas que usam apenas dados de 6 lados, como o StarWars e Shadowrun. Já outros utilizam geralmente dados de 10 faces, o Vampiro, Streetfighters entre outros.

No RPG não há vencedores ou perdedores, pois todos se unem para se chegar ao objetivo/missão proposta pelo narrador, fazendo com que o jogo seja colaborativo e social. É inclusive, recomendado pelo MEC no portal do professor.

Uma das maiores vantagens no RPG é o fato dele ser um jogo de inclusão, onde geralmente alguém é convidado para participar e conviver com um grupo de pessoas - e que em muitos casos são pessoas desconhecidas - fazendo assim novos amigos.

Então, o que você está esperando para entrar em um grupo ou até mesmo montar o seu, e conhecer este fantástico hobby? Garanto que sua vida não será mais a mesma após o RPG.

Vamos formar novos grupos e tornar cada vez mais conhecido esta grandiosa ferramenta que, entre outras coisas serve para se divertir, fazer amigos e gostar mais de leitura.

Portanto viva o RPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...