quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Leitura Imperdível: Mangá - Mestres do Oriente


Título: Mestres do Oriente - Histórias de ética e sabedoria em mangá
Autor: Hisashi Ohta
Editora: Satry
Páginas: 155

Uma obra excelente. Mestres do Oriente é um mangá que reúne dez histórias da China antiga e do Japão feudal. São histórias inspiradas em fatos reais. Na verdade apenas a primeira das histórias se passa na china, as demais são ambientados no Japão.

Cada capítulo apresenta um breve contexto da época e personagem em que se passa o capítulo.
Vou partilhar com vocês apenas algumas delas, pois ficaria um texto longo, e deixo para que tenham o prazer de descobrir o quanto são obras fascinantes.

O primeiro capitulo, com o titulo: Para despertar a confiança, nos apresenta shokatsu koumei ou zhuge liang (em chinês) que foi o mais famoso estrategista da era dos três reinos (shoku, gui e go).

Koumei conquistou o reino shoku, tornando-se um grande heroi. Ao tentar dominar p reino Gui, as batalhas estavam se prolongando demais fazendo com que os soldados de Shoku ficassem cansados, no entanto, é nos momentos de dificuldade que os grandes homens aparecem e mostram seu potencial. Koumei teve uma grande ideia, bastante arriscada por sinal. Ele ordenou que o seu exército fosse dividido em dois grupos, enquanto o primeiro grupo lutava, o segundo se retirava e os soldados voltavam para suas familias. Esse revezamento acontecia em intervalos de cem dias. Com um ataque inimigo prestes à acontecer, os generais de koumei o aconselham a cancelar o revezamento, porém pensando em seus soldados, Koumei não muda de opinião e ordena o retordo do grupo que estava no campo de batalha. Isso faz com que a moral dos homens se eleve, porque viram a honestidade de seu líder. Todos os soldados decidem ficar e lutar por seu grande líder, conseguindo trazer a Vitória para Shokatsu Koumei. A honestidade e confiança mútua fez com que todos alcançassem o sucesso.

O segundo capítulo também tem uma bela história, com o titulo: Aprender é uma prática de vida. Conta a história de Takeda Shingen, um dos principais daimios da era Sengoku. Takeda era um homem muito humilde e sábio. Quando indagado sobre o porquê de não construir um castelo maior, ele responde que um líder deve confiar em seus guerreiros e estar preparado para vencer os inimigos, isso é mais importante do que construir castelos, pois por mais que se construa um castelo resistente, se a pessoa a ser protegida for fraca, ela será derrotada. Sábias palavras não é? Takeda reconhecia o valor dos estudos, sempre lendo e meditando sobre os assuntos que lhe interessava. Em outro momento de sua vida, sabendo que um velho samurai vivia num templo próximo, ele envia um empregado para contratar os serviços do samurai, mas este acaba recusando porque não se achava mais útil para servir a um senhor.

Takeda envia outro empregado e explica-lhe que não quer os serviços do velho samurai para a guerra e sim quer ouvir suas histórias de vida, das várias batalhas que enfrentou. Takeda passava noites e mais noites ouvindo e anotando as experiências de vida de um homem que tinha um vasto conhecimento, assim ele aprendia não só com os livros, mas também com as pessoas. Takeda tinha a humildade para buscar conhecimento, nas pessoas consideradas sem utilidade, e sabedoria para tomar suas decisões pensando no bem do povo.

Estes dois capítulos apresentam um pouco do que vocês vão encontrar nesta belíssima obra. São lições de vida, exemplos que podemos aplicar em nosso cotidiano , no trabalho, na escola, na relação com as pessoas.

O mangá Mestres do Oriente nos trás, além de 10 histórias cativantes, uma qualidade nota 10. O papel das páginas é igual ao papel de livros e não como o papel jornal que é comum em muitos mangás. O traço do autor Hisashi Ohta é de encher os olhos. A leitura é rápida e empolgante.
Hisashi Ohta e a editora Satry estão de parabéns por nos dar este grande mangá. Outro trabalho do autor é A História de Buda em mangá.


Portanto recomendo demais a leitura de Mestres do Oriente, garanto que não vai se arrepender. 

Imagem: Editora Satry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...