quinta-feira, 16 de julho de 2015

Leitura Imperdível - Mangá GUNNM


TítuloHyper Future Vision GUNNM
Autor: Yukito Kishiro
Editora: JBC
Volumes: 18

Hyper Future Vision GUNNM. Mangá de Yukito Kishiro. Pra quem ainda não sabe o que é mangá, são histórias em quadrinhos japonesas. Li a versão oficial lançada pela JBC, pois segundo a própria editora, o mangá teve uma edição lançada aqui no Brasil, mas que não era autorizada pelo autor do mangá. Foi lançado no ano de 1991 e pra quem gosta do gênero ficção cientifica com ciborgues, caçadores e muita ação, então não pode deixar de ler Gunnm.

A heroína da história é Gally uma jovem que foi encontrada em um lixão pelo doutor Ido, porém o doutor só encontrou a parte da cabeça da garota que estava em animação suspensa. Graças ao avanço tecnológico, ela ganha um corpo cibernético. A história de Gunnm vai sendo revelada aos poucos, como sendo a visão de Gally que vai conhecendo pouco a pouco os detalhes da cidade onde vive e os perigos que ali existem. Gally e Ido vivem na cidade da sucata, uma região muito perigosa de se viver e dominada pela factory, organização que dita as leis e pune os criminosos. A factory também é responsável por manter a segurança de Zalem, uma cidade suspensa nos ares, que é abastecida por grandes dutos que saem da cidade da sucata. 

A cidade da sucata tem esse nome porque todos os dejetos de Zalem são despejados no centro da cidade da sucata, por isso o seu nome. Nesta cidade os crimes são muitos, por isso é grande a existência de caçadores de recompensa e Gally se tornará parte importante no combate ao crime.

Uma sociedade onde não há crimes, não há lixo e nem pobreza, pois todos esses defeitos foram deixados para a cidade da sucata, que vive para manter a boa vida dos cidadãos de Zalem. Porém um grande segredo é mantido em Zalem, muitos cientistas o desconhecem. Este segredo revelará até que ponto uma sociedade pode chegar na busca da “perfeição”. Outra coisa que me chamou bastante a atenção foi a “End Joy” ou máquina de suicídio pública! Isso mesmo que o nome sugere, os cidadãos que desejarem podem simplesmente cometer suicídio em máquinas públicas.

Em seus 18 volumes você encontrará muita ação e grandes personagens fazem de Gunnm, um ótimo mangá. Para quem, como eu, gosta de histórias em um mundo pós apocalíptico, então este é o mangá certo. Recomendo muito, pois nos faz pensar no rumo que nossa sociedade está tomando.

Achei bem interessante este texto que encontra-se nas pag. 28 e 29 do vol. 18 do mangá Gunnm, sendo o autor B. Schott's Sohne de 1937. No momento em que Den,uma espécie de guerrilheiro e líder do Barjack dá a sua última investida contra Zalem.

Sors salutis  Pag 28
(A sorte na saúde)
et virtutis
(e a virtude)
mihi nunc contraria,
(agora me sao contrarias)
est affectus
(voce da)
et defectus
(voce tira)
semper in angaria;
(mantendo sempre escravizado)

hac in hora   Pag 29
(nesta hora)
sine mora
(sem demora)
cordis pulsum tangite,
(tange a corda vibrante,)
quod per sortem
(porque a sorte)
sternit fortem
(abate o forte.)
mecum omnes plangite.

(chorais todos comigo!)

Por Rivelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...