quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Valor da Amizade


Aquele que abandona seus amigos é pior do que lixo. Essa frase parece não fazer mais tanto sentido nos dias de hoje para muitas pessoas. Amigos são como irmãos. Nos momentos de alegria e tristeza eles estarão lá para dar um apoio, estar ao lado ou até mesmo dar aquele puxão de orelha quando for necessário. Porém me refiro aos amigos de verdade e não àqueles que estão próximos apenas quando lhes convém.


Com o avanço da internet, torna-se cada vez mais comum as amizades virtuais, os bate papo com pessoas até de outras cidades, o contato com pessoas de varias culturas. Isso é uma ferramenta muito útil para se formar novos amigos, conhecer pessoas de vários lugares diferentes e aumentar nossos ciclos sociais.

Mas será que estes “amigos” virtuais estarão dispostos a oferecer seu ombro nos momentos difíceis da vida ou a amizade se resume a teclar nas redes sociais e nos momentos difíceis nos deparamos com nossa realidade: a de que não cultivamos amigos verdadeiros. Apesar de conhecermos tantas pessoas na internet, ainda assim, estamos sozinhos.

Claro que o oposto também acontece. Através da internet podemos encontrar aquele amigo que sempre estará pronto a nos apoiar e fará parte de nossa vida. E nós, o quanto estamos dispostos a apoiar um amigo em seus momentos de aflição? Provavelmente deixamos de mudar para melhor a vida de um amigo, simplesmente porque não queríamos nos comprometer com seus problemas, não tínhamos tempo para uma visita, nunca dirigimos uma palavra sequer de incentivo. Às vezes, uma simples conversa pode mudar muita coisa na vida de uma pessoa querida. Um aperto de mão, um abraço, um ‘vai dar certo cara’ ou ‘estamos juntos’, pode ser o que faltava para a realização de um sonho na vida de alguém.

A história a seguir retrata bem o valor da amizade na vida de alguém.

Um garoto órfão de pai e mãe desde quando era um bebezinho. Era solitário e cresceu sozinho. As demais crianças não queriam brincar com ele, porque o garoto tinha algo de diferente. Era excluído até mesmo pelos adultos, que não queriam ver seus filhos junto ao menino. Sofria e chorava sozinho sem ter um ombro amigo para partilhar sua dor. O pobre garoto fazia de tudo para ser aceito pelos demais meninos, porém o efeito era o contrário, quanto mais ele tentava mais ele sofria com a rejeição.

No entanto o que mais entristecia a criança eram os olhares preconceituosos dos adultos, isso o machucava demais. Aqueles que deveriam acolher os mais frágeis eram justamente os que propagavam a rejeição contra o menino. Uma criança sem os pais, sem amigos, era rejeitada pelas demais crianças, e desprezada pelos adultos. Tudo que fazia dava errado, por mais que tentasse. Ele até que se esforçava, porém nada saía como o esperado.

Esse jovem tinha tudo pra ser deprimido e desistir da vida. Mas ele tinha um sonho e este sonho era o seu sustentáculo, era o sonho de um dia ser aceito por todos. O poder de uma decisão pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa, ainda mais no destino de uma frágil criança. 

Alguém cheio de compaixão, um dia decidiu mostrar o seu afeto pelo garoto, mesmo que isso trouxesse problemas para ele... E esta escolha mudou a vida não apenas do garoto mais de muita gente. Fez com que um sonho de uma triste criança começasse a se realizar.

O garoto encontrou o que sempre procurou. Um amigo, alguém o aceitou e a partir daí tudo começou a mudar para melhor na vida do menino. Ele mostrou sua força e superou todos os obstáculos que surgiram em sua frente. Mostrou seu valor e foi aceito por todos. Ele não se curvou, ele venceu.

Quem teria sido o primeiro a aceitá-lo e se tornado seu amigo, já que todos o rejeitavam? Quem teve a coragem de ir contra a injustiça de muitos? Foi o seu professor - Iruka Sensei - que tinha um grande carinho por seu aluno, Naruto Uzumaki.


“Se ser sábio significa, abandonar meus amigos… Quero ser um idiota para o resto da vida.”
— Naruto.

“Os corajosos são aqueles que mesmo tremendo de medo lutam por um bem maior.”

— Naruto.


Que tipo de amigos estamos sendo? Valorize os seus amigos, pois um dia você poderá descobrir que a sua opção por dar um ombro amigo foi decisivo na vida de alguém, o tornando-o um cidadão melhor. O bem que você faz a um amigo hoje, poderá ser a mão que o ajudará a sair do fundo do poço algum dia. 

Aqueles que acham que animes são coisa de criança, prestem atenção nos valores que são passados em muitas séries de anime/mangá. Principalmente o valor da amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...