segunda-feira, 20 de março de 2017

Leitura Imperdível: Contos Inacabados.




Título: Contos Inacabados
Autor: J.R.R. Tolkien e editor Christopher Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Edição: 2ª Edição - 2009
Páginas: 624
Acabamento: BROCHURA

Estava muito ansioso por finalmente terminar de ler esta maravilha. E eis que o dia chegou.

O livro é dividido em quatro partes onde a primeira trás histórias da primeira Era. A segunda relata os acontecimentos da segunda Era. Já terceira conta alguns contos da terceira Era e a quarta parte apresenta três histórias sobre Os drúedain, Os Istari e Os Palantíri. Além disso, o livro possui ainda uma grande quantidade de notas explicativas para que o leitor compreenda melhor os eventos.

A introdução do livro já seria motivo - para um marinheiro de primeira viagem - largar o livro de lado e buscar outra coisa menos entediante para ler. Pois ela é feita por Christopher Tolkien e é necessário que ele explique vários pontos como o porquê da mudança de alguns textos, o que acaba sendo um pouco cansativo. 

Contos Inacabados é uma obra para quem quer se aprofundar na mitologia criada por Tolkien. São muitas as notas explicativas que auxiliam na compreensão da leitura, o que é ótimo para quem quer conhecer mais sobre o legendarium da Terra- média. O livro possui histórias inéditas, mas também novas versões de contos presentes em outras obras, como no Silmarillion.

Nada impede que um iniciante nas histórias da Terra-média comece a ler Contos Inacabados, pois assim como em outras obras do autor, a narrativa é incrivelmente prazerosa. Mas o ideal é que antes de ler Contos Inacabados, o leitor já tenha lido O Hobbit, a trilogia do Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Assim como em O Silmarillion, o livro traz histórias fantásticas como a saga épica de Tuor para encontrar a Cidade secreta de Gondolin. A trágica historia dos Filhos de Húrin e seu encontro com o terrível dragão Glaurung. A triste história de Aldarion e Erendis além de muitas outras. De onde vinha tanta ideia na cabeça do autor?

Portanto é uma obra que não pode faltar em sua coleção do mestre Tolkien. Como já é peculiar do autor, sua maneira de escrever - que é única - me deixa encantado sempre querendo mais. Não perca tempo e comece a ler já esta grandiosa obra do mestre J. R. R. Tolkien.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...